ELIMINANDO O TRASTEJAR DOS INSTRUMENTOS DE CORDA

Olá! Eu, Ton Dias, luthier de Belo Horizonte-MG, venho aqui pra falar de um assunto que sei que vai interessar a você guitarrista, baixista ou violonista. Vamos conversar sobre o trastejar, e sobre como proceder pra alcançar uma ação de cordas sem trastejo. O tipo de regulagem que permite alcançar este objetivo tem todo um conjunto de especificidades que eu vou começar a te ensinar agora.

O trastejar é algo que incomoda bastante, principalmente quando ele é bem forte e atrapalha o ressoar do som natural da corda de um instrumento musical. Muitos músicos não sabem o que fazer com seus instrumentos quando eles, por algum motivo, começam a dar trastejamentos. Os motivos que podem fazer surgir esse incômodo são diversos, e alguns deles estão relacionados com a perda de regulagem do braço (barriga estufada, braço empenado).

 

No meu CURSO COMPLETO DE REGULAGEM (VIA VÍDEO-AULAS) eu ensino detalhadamente todo esse universo que envolve as causas e motivações da existência de um trastejar (amplitude de vibração das cordas, folga, etc).

 

Neste artigo, em especial, vou falar sobre o que é preciso você fazer para alcançar uma regulagem sem nenhum tipo de trastejo, usando apenas os recursos de uma regulagem convencional.

E-mail:

CADASTRE SEU EMAIL e receba grátis um módulo gratuito do meu curso completo via vídeo aulas!

Pra começar, você vai precisar verificar como está o braço da sua guitarra. Observe se o braço está com um leve empenamento, ou se ele está com uma espécie de "barriga estufada". Como fazer pra olhar isso?

Eu vou te ensinar agora uma forma prática de observar este detalhe. Pra observar se o braço está empenado, basta você apertar uma mesma corda no primeiro e no último traste. Com os dedos pressionando a primeira e a última casa, observe lateralmente o braço.

Se a corda estiver praticamente encostando em todos os trastes, é sinal que não há nenhum tipo de empenamento. Mas, se a corda não estiver batendo em todos os trastes, e estiver com uma distancia visível em relação a eles, principalmente no meio do braço, é porque existe um empenamento.

Se o braço estiver empenado, e o seu intuito for tirar esta "piscina" existente no meio dele, você vai precisar ajustar o tensor. Mexer no tensor de uma guitarra, contrabaixo ou violão é algo que assusta muitos músicos.

Não recomendo que você faça isso sem seguir certos passos importantes, pois você realmente pode danificar de forma irreparável, não só o tensor, mas também o braço do seu instrumento.

 

Para agir de forma profissional e não correr riscos com este procedimento, é preciso tomar algumas medidas muito importantes que eu ensino detalhadamente em MEU CURSO COMPLETO DE REGULAGEM (VIA VÍDEO-AULAS).

E-mail:

CADASTRE SEU EMAIL e receba grátis um módulo gratuito do meu curso completo via vídeo aulas!

Após ajustar o tensor, pressione, mais uma vez, uma mesma corda no primeiro e no último traste. Faça isso sempre observando o braço lateralmente, para que você possa perceber a distância da corda pressionada em relação aos trastes.

 

Depois de repetir esse procedimento, a corda agora está enconstando em todos os trastes?

Se estiver, é sinal que só estes ajustes foram o suficiente pra tirar o empenamento. É interessante fazer isso com a corda MIZONA, pois assim fica mais fácil visualizar essa ação.

Se mesmo com estes ajustes, ainda existir uma leve "piscina" no meio do braço, será preciso você fazer mais ajustes no tensor. Faça isso, e depois pressione novamente a mesma corda no primeiro e no último traste.

 

Nunca se esqueça que o procedimento de mexer no tensor é algo que JAMAIS deve ser feito sem seguir certos passos, pois você pode correr diversos riscos de comprometer não só a "saúde" do tensor, mas também de comprometer a "saúde" do braço de seu instrumento.

 

Um dos problemas que você pode ter, se proceder no tensor de forma "não-profissional", é espanar a rosca do tensor (o "macho", a parte por onde a "bala" do tensor gira). Esse fato pode, simplesmente dar "adeus" ao seu tensor, e também dar adeus à estrutura profissional de um braço.

 

 

No meu CURSO COMPLETO DE REGULAGEM (VIA-VÍDEO-AULAS) eu ensino todos os detalhes de como proceder no ajuste do tensor de forma profissional, para que você mesmo aprenda a mexer nele da forma correta, sem correr riscos desnecessários, nem precisar depender de ninguem pra fazer isso pra você (economia e praticidade).

E-mail:

CADASTRE SEU EMAIL e receba grátis um módulo gratuito do meu curso completo via vídeo aulas!

Voltando ao procedimento: você vai precisar ir ajustando o tensor e observando lateralmente o braço, até que o exercício de pressionar a corda no primeiro e último trastes possa deixar todos os trastes praticamente encostando na corda.

Para eliminar um empenamento se utilizando apenas dos instrumentos da regulagem convencional, você precisa saber trabalhar no tensor, e se você souber fazer isso de forma profissional, vai ter um instrumento poderosíssimo em suas mãos pra regular seus instrumentos.

Em muitos casos pode acontecer de você trabalhar no ajuste do tensor e não conseguir nenhum resultado satisfatório. Isso acontece, por exemplo, quando você "mexe e mexe e re-mexe" no tensor, e nada de visualizar nenhuma diferença no braço.

 

O que fazer nessas horas? Como proceder se o tensor do seu braço não der ação?

Quer saber o que fazer se os ajustes no tensor não derem resposta?

Quer continuar aprendendo a regular seus instrumentos eliminando todos os trastejos?

 

E a "barriga estufada"? Quer saber o que fazer se seu braço estiver nessa posição?

E-mail:

CADASTRE SEU EMAIL e receba GRÁTIS:

 

* UM MÓDULO GRATUITO do meu curso completo via vídeo-aulas! Este módulo vai continuar te ensinando a alcançar uma regulagem para ação de cordas sem trastejo! Também vai te mostrar o que fazer se o seu braço estiver com a "barriga estufada"!

 

* Você também vai receber GRATUITAMENTE um conteúdo EXCLUSIVO com um conjunto de vídeo-aulas do meu curso completo!

CLIQUE ABAIXO PARA SABER MAIS SOBRE O MEU CURSO COMPLETO DE REGULAGEM:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now